Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A localização do Egito

Fonte: br.pinterest

O Egito está situado no nordeste da África e grande parte de seu território se localiza no deserto do Saara. Essa área é ocupada desde a Pré-História e desde 8.500 a.C. os primeiros grupos humanos se fixaram na região. O Egito também fazia parte do que se convencionou chamar de “Crescente Fértil”.

O rio Nilo

Fonte:  www.d-maps.com

 

O Nilo é o único rio do Egito. Ele nasce no lago Vitória, na região central da África e avança quase 7 mil Kms em direção ao Norte do Continente africano, desaguando no mar Mediterrâneo, no chamado delta do Nilo.

 

 

 

 

 

 

O Egito: a dádiva do rio Nilo

Fonte: https://professorsamuka.blogspot.com/2014/02/maxi-1-serie-egito-antigo.html

 

Entre junho e setembro, as chuvas, que caíam nas nascentes do rio, promoviam as cheias que depositavam em suas margens o rico húmus que fertilizava a terra. Entre outubro e junho, o rio voltava ao nível normal; era a época de semear as terras fertilizadas pelo lodo e de fazer a colheita (um cinturão verde no meio do deserto). Não é por menos que o historiador grego Hérodoto escreveu no séc. V a.C. que o “Egito é uma dádiva do Nilo”.

 

 

 

 

A importância do rio na vida dos egípcios

Fonte: pt.slideshare.net

Aos poucos os habitantes das margens do rio Nilo foram aprendendo a canalizar e direcionar as águas desse rio. Para tanto, construíram canais de irrigação, barragens e grandes reservatórios para melhor utilizar a água, armazenando-a e abastecendo as regiões mais distantes do vale do Nilo.

 

 

 

 

A formação do Império egípcio

         De maneira simplificada, podemos dividir a história do Antigo Egito em três partes: O Antigo, Médio e o Novo Império, que abrange alguns períodos intermediários. Assim, que no período de 8.500 a.C a 5.000 a.C, grupos nômades que se fixaram às margens do rio Nilo formaram com o tempo comunidades agrícolas independentes entre si, chamada de nomos.

Fonte: centrodemídias.am.gov.br

 

Os nomarcas eram os chefes e disputavam o domínio das áreas férteis. Para enfrentar essas disputas, estas comunidades foram se unindo e formaram dois reinos distintos: o Baixo e o Alto Egito. Por volta de 3100 a.C., um governante do Alto Egito, chamado Menés, unificou os dois reinos e tornou-se o primeiro faraó egípcio; assumindo o controle dos nomos, criando um Estado Unificado.

 

 

 

 

 

Bibliografia

Fonte adaptada: AZEVEDO, Gislane; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto Teláris 6º ano, 2ª ed., São Paulo, 2016.

BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar História: Das origens do homem à era digital. 1ª ed, São Paulo: Moderna, 2011.

BOULOS JR., Alfredo. História Sociedade & Cidadania. 4ª ed., São Paulo: FTD, 2018.

COTRIM, Gilberto; RODRIGUES, Jaimes. Historiar 6º ano, 3ª ed., São Paulo: Saraiva, 2018.